sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Barclays espera 3T10 ruim para siderúrgicas e reitera otimismo com mineradoras

Barclays espera 3T10 ruim para siderúrgicas e reitera otimismo com mineradoras


Por: Equipe InfoMoney
22/10/10 - 16h36
InfoMoney


SÃO PAULO - A temporada de divulgação de resultados de companhias de mineração e siderurgia terá início na próxima semana, com os números da Vale, CSN e Usiminas. Na expectativa pelos dados, o Barclays vê tendências difusas entre mineradoras e siderúrgicas.
Para os analistas Leonardo Correa e Renato Antunes, estes setores estão intrinsecamente ligados no longo prazo, porém, no atual cenário para curto prazo, a situação entre os segmentos aponta diferenças significativas. 
Segundo o banco, as produtoras de minério de ferro e cobre estão vivenciando um momento de relação apertada entre produção edemanda devido a desafios na produção, o que tem mantido estas commodities em patamares elevados de preço.
Já as empresas de siderurgia têm sofrido com o risco de capacidade ociosa. Com isso, o relatório destaca a preferência por empresas de mineração em detrimento das siderúrgicas, apontando Vale (VALE3,VALE5) e MMX (MMXM3) como favoritas.
"Reiteramos nossa preferência estrutural por mineradoras", escrevem os analistas. "Ainda recomendamos cautela em relação às siderúrgicas e esperaríamos por um ponto de entrada melhor", completa o Barclays. 
Vale continua entusiasmando
Os analistas esperam que o resultado apresentado pela Vale no próximo dia 27 seja excelente, com a mineradora registrando Ebitda (geração operacional de caixa) recorde, na casa de US$ 8 bilhões, com margem de 61%. 
Os analistas acreditam ainda que o resultado irá dar suporte ao bom momento pelo qual as ações da empresa passam, aguardando a divulgação do plano de investimentos para 2011.
Siderúrgicas: mais deterioração à frente
No setor de siderurgia, a expectativa do Barclays é que o destaque positivo fique com a CSN (CSNA3), devido a sua maior exposição ao minério de ferro. A empresa deve, na visão do banco, postar ganhos superiores a Usiminas (USIM3) e Gerdau (GGBR4).
"O lado ruim das siderúrgicas é que esperamos que os resultados do quarto trimestre mostrem ainda mais deterioração", completam os analistas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui um comentário ou uma dúvida. Será um prazer atendê-lo!

STATUS DE CARTEIRA - 05/05/2022

     Fechamos a semana com a saída da PETR4 com prejuízo de 6,26, porém a carteira continua se valorizando. Neste momento está com um ganho ...