domingo, 31 de outubro de 2010

Avaliação de serviços de corretoras tem ligeira queda em três anos

SÃO PAULO – Que nota você dá aos serviços prestados por sua corretora? De acordo com avaliação do Portal InfoMoney, na média, a nota apresentou ligeira queda entre junho de 2007 e setembro de 2010.


Na primeira avaliação, em 2007, apesar de boa parte dos entrevistados (18,6%) ter atribuído nota 7 aos serviços da corretora, na média, as empresas foram avaliadas com nota 6,17. Na abordagem de 2010, 7 também foi a nota dada pelo maior percentual de participantes da avaliação (14,25%), mas a nota média caiu para 5,64, ou seja, uma diferença de 8,6% entre uma avaliação e outra.


Outros números

Vale destacar que, entre 2007 e 2010, cresceu a parcela de investidores que qualificaram os serviços da corretora com nota 0 – o percentual passou de 3,46% para 12,76%. Por outro lado, subiu também o percentual daqueles que deram nota máxima às empresas, passando de 7,55% para 11,09%, como mostra a tabela abaixo:

Que nota você dá aos serviços prestados pela sua corretora?
NotaRespostas 2007Respostas 2010
03,46%12,76%
12,56%2,44%
23,64%4,65%
35,30%2,92%
45,88%7,45%
514,29%13,24%
613,93%10,14%
718,60%14,25%
816,58%13,12%
98,22%7,93%
107,55%11,09%
Nota média*6,175,64
Fonte: InfoMoney; *Média ponderada
O resultado desta avaliação não tem valor de amostragem científica 
Principais problemas
Enquete, também realizada pelo portal, procurou saber “Quais os principais problemas operacionais enfrentados pelos brasileiros ao investir”. Segundo os números, a maioria dos investidores já teve problemas com o funcionamento do homebroker, já que o item obteve 50,98% das respostas dos internautas.Em segundo lugar nos problemas operacionais enfrentados pelos investidores, estiveram as falhas na execução de ordens, com 14,98% das respostas dos internautas, seguidas pela demora na transferência de ações, com 11,36%.Operações realizadas sem o consentimento dos investidores estiveram em quarto lugar, com 6,74% das respostas dos usuários, enquanto que problemas com o administrador do fundo já afetaram 2,31% dos mais de 1,9 mil investidores que responderam à enquete.

Onde reclamar

A CVM (Comissão de Valores Mobiliários) recebeu, no primeiro semestre deste ano, um total de 28,9 mil denúncias, consultas e reclamações dos investidores. De acordo com o superintendente de Proteção e Orientação aos Investidores, José Alexandre Vasco, a Comissão é o canal onde os investidores podem, a qualquer momento, protocolar uma reclamação. No entanto, antes de chegar à CVM, a recomendação é que o investidor busque, primeiro, esclarecer o problema com a própria instituição. “Orientamos que a pessoa procure a ouvidoria e tente resolver a sua situação, sua dúvida ou encontrar uma reparação no âmbito da própria corretora, da própria entidade”.
Se não conseguir, é o caso de registrar a demanda na CVM, onde o investidor terá muito mais informações e elementos a apresentar e ajudará a comissão a identificar melhor o que ocorreu.

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